Perguntas e Respostas
O que é água potável?

A água potável é aquela que possui a qualidade exigida pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, lei federal que determina os padrões de potabilidade para a água tratada. A água potável é destinada para o consumo humano, para ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal. A água potável tem a garantia de qualidade através de um rigoroso controle de analises físico-química e bacteriológica.

O que é uma certidão negativa de débito?

É o documento que atesta a veracidade de inexistência de débitos, ou seja, no início de cada ano é emitida as certidões daqueles clientes que não ficaram com nenhum pagamento pendente do ano anterior.

Não recebi ou minha fatura foi rasurada, como posso efetuar o pagamento da mesma?
No site você pode retirar a 2ª via da sua fatura e com ela efetuar normalmente o pagamento da sua conta de água. Basta apenas ter em mãos o seu número de matrícula, encontrado na sua fatura do mês anterior. Você também pode retirar a 2ª via da sua fatura no escritório, para isso, basta informar o nome completo cadastrado como cliente e/ou o número da matricula.
O que é preciso para fazer a ligação de água?

Para solicitar um pedido de ligação provisória para construções ou definitiva, o usuário deve comparecer ao nosso escritório e apresentar os seguintes documentos (original):
• Alvará de Construção (Ligação Provisória para Construção) ou Habite-se (Ligação Definitiva), emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro urbano e Declaração de Regularidade de Obra, emitidos pela Prefeitura Municipal de Cocal do Sul para o perímetro Rural;
• Documento de identificação com foto e CPF do proprietário;
• Informações quanto à localização e descrição do imóvel;
• Em caso de pessoa jurídica, além dos documentos anteriores, trazer o cadastro nacional da pessoa Jurídica “CNPJ”.

O que é hidromêtro?

O hidrômetro é o aparelho instalado pelo SAMAE para registrar o volume de água consumida mensalmente pelo cliente. Com base neste volume é calculado o valor a pagar.
Você pode acompanhar seu consumo fazendo a leitura do hidrômetro. Uma prática que ajuda até mesmo a identificar gastos acima da média, que pode ser indício, por exemplo, de vazamento.
Isto é simples: Há números pretos e outros vermelhos. Anote os pretos e faça o seguinte cálculo para comparar com o mês anterior: subtraia os números pretos daqueles constantes na última fatura. O resultado é o consumo da última leitura até a presente data.
IMPORTANTE LEMBRAR: O hidrômetro é um bem público e o cliente é responsável por sua conservação.

O que fazer se houver alguma alteração na qualidade da água?

Qualquer suspeita de alterações na qualidade da água é imprescindível que o usuário entre em contato com o SAMAE, para que nossos técnicos programem uma visita a sua residência e verifiquem o problema e as medidas a serem tomadas para saná-lo.

Por que minha água está branca?

Ao contrário do que muitos pensam não é excesso de cloro na água. O produto químico utilizado para desinfecção da água é o hipoclorito de sódio e este não gera alterações na cor da água, seu aspectos é semelhante à água sanitária utilizada em residências. Este aspecto esbranquiçado da água é decorrente do aumento de pressão na rede de distribuição, que reage com o oxigênio presente na água. Quando isso ocorrer, faça o teste: encha um copo com água e observe que rapidamente ela volta ao seu aspecto normal. Além disso, ressaltamos que não há perigo nenhum. Você pode consumir esta água normalmente.

Por que é importante ter uma caixa d'gua em minha casa?

O SAMAE trabalha para fornecer água de qualidade e atender a crescente demanda. Contudo, quando se faz necessário a realização de reparos na rede pública, fecham-se os registros e áreas são isoladas. Deste modo, até terminar a operação de manutenção, realizar a descarga de água necessária e novamente preencher as tubulações pode levar algumas horas e sendo assim, sem caixa d’água os clientes ficarão sem água para execução de suas atividades cotidianas.  Ainda, a existência de caixa d’água em residências esta previsto no código de obras do município.

Por que a água após uma manutenção na rede pública tem sua qualidade reduzida?

A equipe operacional é responsável por efetuar as manutenções e realizar os procedimentos para que o retorno do abastecimento ocorra sem alterações na qualidade da água para o cliente. Ainda sim, se houver alguma alteração o cliente deve fechar o registro localizado no cavalete e entrar em contato com a concessionária.

Onde posso efetuar o pagamento da minha fatura?
Você pode efetuar o pagamento de sua fatura direto nas Casas Lotéricas, Banco SICOOB, CAIXA e BRADESCO e Lojas Conveniadas ou em Débito Automático nos Bancos SICOOB, Caixa, Bradesco e Banco do Brasil.