O tratamento da água

As unidades operacionais integrantes do sistema de abastecimento de COCAL DO SUL estão abaixo descritas a seguir:

- Uma Captação Subterrânea

- Três Captações Superficiais

- Quatro Booster

- Três Adutoras de Água Bruta

- Duas Elevatórias de Água Tratada

- Sistema de Reservação

- Rede de Distribuição


Captação Subterrânea

A captação subterrânea em poço tubular está localizada na Estação de Tratamento de Água. Este poço possui flúor sendo utilizado para fluoretação da água distribuída.


Captações Superficiais

O sistema de abastecimento de água de Cocal do Sul conta com três captações superficiais, assim denominadas:


Captação Superficial - Barragem Rio Cocal

A captação do Rio Cocal e a ETA foram instaladas pela Fundação SESP em 1988, com projeto técnico elaborado em conjunto pela Fundação em função da existência de elevados índices de flúor nos poços tubulares profundos até então utilizados para abastecimento da população, causando ocorrência de fluorose em crianças da cidade, A captação de água bruta no Rio Cocal foi implantada em conjunto com a ETA no ano de 1988, permanecendo como única captação superficial do sistema de abastecimento até o ano 2002.


Captação Superficial - Barragem Rio do Tigre

O sistema de captação e adução de água bruta no Rio Tigre foi implantado baseado em projeto técnico desenvolvido em 1998, e posteriormente reformulado no ano 2000. Com vazão prevista de 43 l/s na etapa inicial e de 60 l/s na etapa final de projeto (ano 2018), o sistema entrou em operação em junho de 2002. As dificuldades que o SAMAE estava encontrando para realizar o tratamento das águas brutas do Rio Cocal determinaram a necessidade de alterações no sistema de captação e tratamento, sendo realizada a opção pela implantação de nova captação de água bruta no Rio Tigre, que apresentava qualidade de água compatível com o processo de tratamento da ETA e não sofria a interferência de lançamentos de efluentes de plantações de arroz.


Captação Superficial – Barragem Linha Ferreira Pontes

Barragem Linha Ferreira Pontes, é a maior barragem com reservação de aproximadamente 60.000m³, porem é a que tem menor vazão, de aproximadamente 22l/s. Esta barragem está em área de proteção ambiental, devido a isso sua água possui excelente características físico-químicas.


Elevatórias de Água Bruta

Elevatória de água bruta 01- EEB01 está situada dentro do poço tubular profundo com profundidade de 230 m. Possui um conjunto moto bomba marca Schneider recalcando uma vazão de 11 l/s.

Elevatória de água bruta 02- EEB03está situada a 238m abaixo do prolongamento da Av. Valdemar Kleinumbing no rio Tigre, recalcando a água bruta do Rio Tigre para a estação de tratamento, através de adutora de água bruta 02 com vazão de recalque de 40 l/s e altura manométrica 20 mca. Possui conjunto moto bomba marca KSB 50250 com potência de 30 CV.

Elevatória de água bruta 03- EEB02está situada junto a Estação de Tratamento de Água recalcando a água bruta do Rio Cocal para a estação de tratamento através da adutora de água bruta 03, com vazão de recalque é de 50 l/s e altura manométrica de 11 mca. Possui conjunto moto bomba marca Ermeto modelo EHF 100.20.S com potência de 15CV.


Adutoras de Água Bruta

As características das adutoras de água bruta estão apresentadas a seguir:

AAB 01: transporta água bruta do poço até a câmara de contato da ETA por recalque com diâmetro de 150 mm;

AAB 02: transporta água bruta da captação do Rio Cocal até a ETA por recalque com diâmetro de 200 mm e extensão de 50 m;

AAB 03: transporta água bruta da captação do Rio Tigre até a ETA por recalque com diâmetro de 250 mm e extensão de 3.400 m;

AAB 04: transporta água bruta da captação da Barragem Linha Ferreira Pontes até a ETA por gravidade com extensão de 7.000 m.


Tratamento

O tratamento da água bruta das captações dos rios Cocal, Tigre e da barragem Linha Ferreira Pontes é realizado em uma ETA convencional. A aplicação de cloro e flúor é realizada na câmara de contato.

O SAMAE atende aproximadamente 1000 pessoas nas comunidades rurais e quase 15.000 habitantes urbanos distribuídos em mais de 4600 ligações domiciliares. O consumo per capita é aproximadamente 160L/hab*dia, contando com índice de micromedição de 100%. A qualidade da água atende a portaria 2914/11 do MS, sendo realizado o monitoramento conforme exige a mesma.

Todos os direitos reservados - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - SAMAE Cocal do Sul